• Notícias anteriores

Redes Sociais

Por  Bruna Thaís Morelatti

internet_mundo

Denominamos de redes sociais qualquer página da web que promova interação virtual entre pessoas conectadas em qualquer local do mundo. O objetivo principal é conectar pessoas e promover uma comunicação, mesmo sendo um meio diferente de interagir.

A internet hoje conecta milhões de pessoas ao mundo todo e está mudando os formatos de mídia e veiculação de campanhas publicitárias. Segundo Braga(2009), em um artigo publicado dia 21 de setembro de 2009, o canal de comunicação dos consumidores com as empresas apenas pelo 0800 ficou no passado. O consumidor passou a ficar muito mais crítico, seletivo e exigente, além de estar conectado com o mundo.

A vida moderna propiciou também uma mudança no cotidiano das pessoas, maiores cargas horárias de trabalho, trânsito, compromissos, vida corrida, com isso as pessoas não tem mais tempo a perder, por isso resolvem seus problemas da maneira mais rápida, prática e eficaz. Muitos passam o dia respondendo e-mails resolvendo, outras ao telefone, mas a interação face a face diminuiu tudo o que puder ser adiantado pela internet é preferível.

A internet posta suas mensagens com uma velocidade inalcançável e incomparável, em poucos minutos a informação é exposta na rede, porém e preciso pesquisar as fontes, pois nem sempre são confiáveis.

As agências e profissionais de comunicação têm de compreender essas novas mídias, e adaptar aos seus clientes e prospects, buscando ferramentas que obtenham resultados satisfatórios. As utilizações das mídias sociais já não são mais consideradas uma tendência, mas uma realidade de mercado, estão surgindo profissionais especializados para atender esse novo nicho.

Sites de relacionamento como orkut, twitter, blogs, tem sito uma ferramenta muito utilizada para divulgação de campanhas, promoções, e até mesmo um espaço de troca de informações entre os consumidores e diretamente com as empresas.

O famoso boca a boca ocorre entre os internautas de todo o mundo, com isso a divulgação das empresas é abrangente.

De acordo com Luiz Alberto Ferla, a internet só não perde pra TV, isso justifica o aumento crescente nos investimentos nessas mídias e a importância de se conhecer esse consumidor da era digital.

Referências:

FERLA. Luiz Alberto. O que são redes sociais? http://www.talk2.com.br/artigos-e-white-papers/o-que-sao-redes-sociais/, acesso em 21 de setembro de 2009.

BRAGA. Fernando. De olho no consumidor 2.0

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/21/tecnologia,i=143400/EMPRESAS+APOSTAM+EM+REDES+SOCIAIS+PARA+AUMENTAR+A+INTERACAO+COM+OS+CLIENTES+E+MELHORAR+A+IMAGEM+ENTRE+OS+CONSUMIDORES.shtml. Acesso em 21 de setembro de 2009.

Deixe um comentário